quinta-feira, agosto 30, 2007

1ª CÃOminhada da Associação Protectora de Animais Domésticos de Ovar

Irá esta Associação promover uma Caminhada para Cães e seus donos, para próximo dia 23 de Setembro de 2007, a realizar da parte da manhã pelas 9h 30m, com partida do Alto-Saboga (Ovar) e chegada no mesmo local.

Para o efeito gostaríamos de contar com a vossa colaboração, na divulgação do evento.

Aproveitamos para convidar todos, para vir também passear o seu cão ou passear animais da A.P.A.D.O..

Agradecendo desde já a atenção dispensada, e convictos numa resposta favorável, subscrevemo-nos com a maior das estima e considerações.

P'la DirecçãoMargarida Alves

*Nota*: Esta actividade pretende chamar a atenção para a problemática dos animais abandonados, contribuindo também para a divulgação da A.P.A.D.O. , enquanto associação de interesse público.

Etiquetas: , , , , , , ,

sexta-feira, agosto 24, 2007

Mel e seus 6 cachorros com um mês e meio - referente ao post do cachorro encontrado no meio das silvas (21.08.07)

Este é um apelo muito urgente. Encontrei um cachorro, filho de uma cadela de rua que vou esterilizar e que já foi adoptado. Entretanto ontem quando fui alimentar a cadela encontrei os outros filhotes dela no meio de um emaranhado de silvas.Tive que os deixar lá porque não tinha fat que os pudesse acolher.

Hoje apareceu uma pessoa disposta a acolher esta família até que os cachorros sejam adoptados e a mãe seja esterilizada, altura em que voltará para a rua se entretanto não aparecer ninguém disposto a adoptá-la.

Foi uma grande sorte ter aparecido esta fat onde toda os cachorros estarão protegidos até irem para novos lares, e a cadela (Mel) será esterilizada antes de ser novamente colocada na rua, no mesmo local onde a encontrei e onde terá acesso a alimentação diária, mas quis dar-lhe pelo menos a oportunidade de a divulgar, na esperança quealguém se deixe cativar pelo seu olhar meigo e inteligente. Os perigos que espreitam na rua são muitos: atropelamento, envenenamento, maus tratos, o frio do Inverno, etc.



A Mel é uma cadela muito nova, tem cerca de um ano de idade, e é muitíssimo inteligente. Fica extremamente reconhecida a quem quer que lhe dê comida, uma festa, ou um pouco de atenção. Pode-se ver pelas fotos a devoção que tem pela pessoa que a alimenta há cerca de 2 semanas no máximo. Dá-se bem com outros animais e tenho a certeza queiria retribuir com muita dedicação e lealdade a quem decidir oferecer-lhe um lar.

A Mel será esterilizada e, caso seja adoptada, será entregue com microchip.


Os cachorros são provavelmente de dois pais diferentes (isso pode acontecer nas ninhadas de cães). Três deles são, na opinião da veterinária, cruzados de pastor alemão e de porte médio/grande, os restantes são bastante mais pequenos, de porte médio/pequeno. São todos fêmeas, com excepção de um macho cruzado de pastor alemão e um bege.
Estão todos desparasitados interna e externamente, além de vacinados e com microchip. A vacinação e o microchip ficarão a cargo dosadoptantes: 41,40€.
Agradeço a divulgação deste apelo por todas as formas que considerem eficazes.~
Obrigada!
Maria Pinto Teixeira
Contactos: mariapteixeira@gmail.com;
Maria: 91 302 02 32

Etiquetas: , , , , , , , , ,

terça-feira, agosto 21, 2007

Ajude a salvar 110 cães - Abrigo em Vila Franca de Xira


APELO DE MÁXIMA URGÊNCIA - AJUDE A SALVAR 110 CÃES
Abrigo em V.F.X com cerca de 110 cães necessita de todo o tipo de apoios

Até dia 25 de Agosto é preciso ajudar a salvar estes 110 animais
SAIBA COMO PODE AJUDAR: Divulgue este apelo, adopte um cão, faça voluntariado, dê um donativo ou bens materiais

Ver website da associação: http://www.aaavfx.org/

Contacto: Anabela Mayor - 919853960

Para ver fotografias do abrigo e dos cães, por favor vá a Fotos.

---------------------------------------------------------------------------


Na sequência de inúmeras irregularidades detectadas no abrigo em questão e da negligência de que têm sido alvo os animais que ali (sobre)vivem, foram efectuadas denúncias à Direcção-Geral de Veterinária, tendo este organismo já agendada uma intervenção cuja consequência será o encerramento definitivo do abrigo, com data marcada para 25 de Agosto.

No seguimento deste assunto, um grupo de pessoas interessadas e preocupadas juntou-se para garantir a protecção e salvaguarda dos direitos dos cães que ali se encontram. As acções deste grupo centram-se no que os uniu desde o início desta intervenção: melhorar as condições de saúde e de bem-estar físico e psicológico de todos os cães que habitam no abrigo. O abrigo da Associação dos Amigos dos Animais de Vila Franca de Xira, conta com cerca de 110 cães, necessita de todo o tipo de apoio e com o máximo de urgência.

Esta nova situação reforça a necessidade de:

- Dar continuidade à actuação no abrigo, esperando que, com o trabalho e empenho de todos, venha a ser alargado o prazo de encerramento daquele espaço. PARA TAL PRECISAMOS DE MAIS VOLUNTÁRIOS;

- Aumentar significativamente o esforço de retirar o maior número de animais possível do abrigo, colocá-los em famílias de acolhimento temporário, famílias adoptivas definitivas ou outros abrigos com condições dignas e devidamente verificadas pelo grupo. PARA CONTINUAR ESTA PROCURA PRECISAMOS DE MAIS VOLUNTÁRIOS.

Tamanha tarefa precisa de muitos mais braços, bocas, cabeças e corações pelo que agradecemos a todos os que possam e queiram ajudar. Muito já foi feito, mas porque acreditamos que estes animais ainda podem ter as condições que merecem e porque isso implica um trabalho intenso nas próximas duas semanas, esta equipa precisa MESMO que muito mais pessoas se juntem a ela.

Este apelo faz parte de um grupo de cidadãos preocupados que não fazem parte da Associação dos Amigos dos Animais de Vila Franca de Xira ou qualquer outra, se pretender ajudar, por favor contacte paula.pedro@accaoanimal.com ou participe no Fórum da Felinus no: http://www.felinus.org/forum/ .

Etiquetas: , , , , , , , , ,

URGENTE - Cachorro c/ mês e meio, porte médio, encontrado no meio das silvas

Olá!

Este cachorro foi encontrado hoje no meio de um silvado.

É filhote de uma cadela de rua que vou esterilizar. Como as fats estãotodas a abarrotar por causa dos abandonos de Verão, não tinha pensado em acolher as crias, ia só fotografá-las e fazer divulgação. Mas quando cheguei vi que a mãe os tinha escondido no meio das silvas, num local de muito difícil acesso, e apenas este estava visível.

Tive medo de nunca mais o conseguir apanhar se não fosse agora edecidi trazê-lo para casa de uma amiga que se ofereceu para o acolherpor uns dias, até dia 1 de Setembro no máximo porque depois disso temos pais em casa.

Preciso de encontrar um lar para ele com a máxima urgência. É macho, de porte médio, e lindo de morrer como se pode ver nas fotos.

Está já desparasitado interna e externamente e os donos deverão custear a vacina e o microchip, no valor total de 41,40€.

Maria: 91 302 02 32
Joana: 91 764 89 66

ADOPTADO!

Etiquetas: , , , , , , , , , ,

quinta-feira, agosto 16, 2007

Em Portugal os cães estão a transformar-se num bem descartável

Texto retirado do jornal O Público:

Entre os voluntários das associações de defesa dos animais, a apreensão é total. Apesar de todas as campanhas já realizadas, dos apelos sem conta, o número de cães abandonados está a aumentar. Sandra Cardoso, da SOS Animal, descreve assim a situação: "O abandono explodiu este ano".

A tendência de subida começou a esboçar-se em 2006 e não parou mais. "Neste momento, não há hipótese de colocar animais em lado nenhum. Todos os canis estão cheios", informa Maria do Céu Sampaio, da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA). Sandra acrescenta que esta sobrelotação a nível nacional foi atingida em Maio e que permanece.

O cão está a tornar-se um bem descartável. "Antes, tinha medo de que Agosto chegasse. Agora tenho receio dos outros meses todos. Já quase não se nota a diferença", refere Dulce Mata, do Movimento Internacional em Defesa dos Animais (Midas). O abandono deixou de ser um fenómeno sazonal — os cães continuam a ser abandonados no Verão, mas também ao longo de todo o ano. "O que se está a passar está a assustar-me muito", desabafa Sandra Cardoso.

As crescentes dificuldades económicas de muitas famílias portuguesas poderão explicar, em parte, este pico de abandonos, dizem Dulce Mata e Maria do Céu Sampaio. Há pessoas a trocarem as vivendas por apartamentos, a irem à procura de trabalho para o estrangeiro — em geral, vive-se com menos dinheiro. O abandono é um sintoma de crise, mas não apenas económica. A falência é mais geral: "Somos um país que maltrata as crianças e abandona os velhos e os animais", constata Dulce Mata.

Na ausência de estatísticas oficiais, as associações têm os seus próprios indicadores. Entre os que abandonam, existem os "conscienciosos", ou que o tentam ser. São os que telefonam primeiro. "Estamos a receber, em média, cerca de 20 a 30 telefonemas por dia com pedidos de entrada de cães", refere Ana Pino, da Associação de Protecção aos Cães Abandonados (APCA). Na LPDA, o telefone também não pára de tocar. Com as "desculpas do costume" — uma gravidez, um filho alérgico.

São também frequentes chamadas assim: "Olhe, vou de férias depois de amanhã. Preciso de um sítio para deixar o cão". "Depois de amanhã, amanhã? Assim não há qualquer hipótese de arranjar uma alternativa", lamenta Maria do Céu Sampaio. São cães com destino traçado.

Existem também os números que falam da situação no terreno. Alguns exemplos: no canil municipal de Braga, está a entrar uma média de 40 cães por semana, informa Isabel Gomes, da Associação Bracarense Amigos dos Animais (ABRA); na Fundação de S. Francisco de Assis, em Cascais, deram entrada, desde Janeiro, 180 cães (nos 12 meses do ano passado, foram entregues 220), refere o vereador Manuel Andrade; ao canil da Associação Os Amigos dos Animais de Almada (AOAAA), na Aroeira, chegaram, também desde Janeiro, 43 cães adultos e 38 bebés. "Nos últimos três meses, foram abandonados 28 cachorros no nosso canil", descreve Maria Nascimento. Uns são deixados ao portão; outros são atirados por cima da vedação de rede, que tem dois metros de altura.

O número crescente de cachorros entre os cães abandonados é uma das novidades desta nova vaga. Existem também cada vez mais cães de raça pura entre aqueles que são deitados para a rua, alerta Sandra Cardoso. "O sangue azul já não os salva", confirma Dulce Mata. A manutenção destes animais é habitualmente mais dispendiosa do que a de um rafeiro. É uma explicação, mas há outras. Maria do Céu Sampaio refere que as notícias sobre as raças perigosas têm tido efeitos dramáticos — entre os abandonados com pedigree, avultam os pitbull e os rottweiler. Por outro lado, acrescenta a presidente da LPDA, os cães são também, para certas pessoas, um fenómeno de moda — quando esta passa, troca-se de animal. Aconteceu, por exemplo, com os dálmatas.

"Isto não tem fim à vista. Uma pessoa até se sente desorientada", confessa Maria João Nascimento, que chama a atenção para o seguinte: a sucessão vertiginosa de abandonos ameaça "desestabilizar tudo". Ou seja, rebentar com a reduzida estrutura de apoio existente no país, a maior parte a cargo de associações que vivem sobretudo de doações (poucas) e do trabalho de voluntários (poucos).

Adopções em queda livre

Um cão que entra num canil municipal, recolhido na rua, tem uma esperança de vida de sete dias. É o tempo legal para ser reclamado. Findo este prazo, segue para abate. O principal trabalho de muitas associações de defesa dos animais é o de tentar evitar que este destino se cumpra. O que fazem, sobretudo, por via de campanhas de adopção. Os números são impressionantes. Um exemplo: desde 2005, ano da sua fundação, a ABRA salvou cerca de mil cães. Isabel Gomes aponta, contudo, uma situação que permanece incontornável — como o canil municipal de Braga tem 22 boxes e a média de entradas tem sido de 40 cães por semana, "as instalações enchem muito rapidamente. Quando isso acontece, tem de haver abate". Duas faces da mesma moeda: não são só os abandonos que estão a aumentar, as adopções também estão em queda livre, alertam os voluntários.

Estrangeiros interessados

No terreno que foi cedido ao Midas pela Câmara de Matosinhos passeiam-se 160 cães, a maioria deles resgatada ao canil municipal. São os sortudos desta história. Não estão presos, têm gente que olha por eles, comida e muito espaço. A lotação (150) já foi ultrapassada, mas Dulce Mata refere que as condições em que se encontram permitem à associação ter o maior dos cuidados com as adopções. Para evitar um movimento também frequente: o abandono de cães que foram resgatados ao canis por via da adopção. Ou maus tratos futuros.

Pelo canil da APCA, em São Pedro de Sintra, passam anualmente cerca de 300 cães. "Apostamos na qualidade das adopções versus quantidade, pois verificamos que a maioria das pessoas não está minimamente preparada para ter um cão", refere Ana Pino. A "qualidade", no caso, passa muito pelo estrangeiro. É outro fenómeno em crescendo. Passa-se com os cães o mesmo que com as crianças — os dos países mais pobres têm procura nas nações mais ricas. "Temos conseguido excelentes adopções na Alemanha, Holanda, Luxemburgo, onde os animais são tratados com o respeito que merecem", acrescenta a voluntária da APCA. A Alemanha é também um ponto de destino de muitos cães protegidos pela ABRA. Neste momento, estão 15 à espera de seguir viagem. Só lhes faltam os "padrinhos de voo", ou seja, alguém que faça o percurso com eles (as despesas do bichos são cobertas pela associação).

Foi também destes países mais a norte que veio uma ideia que a Câmara de Lisboa tem tentado implementar desde há quatro anos, embora sem grande êxito: um programa de intercâmbio de animais domésticos. Quem adere à iniciativa, compromete-se a ficar com o animal de estimação de outra pessoa quando ela for de férias, devendo ocorrer o inverso também. Segundo Luísa Costa Gomes, do Departamento de Higiene Urbana da autarquia, responsável pela iniciativa, inscreveram-se até agora dez voluntários.

Etiquetas: , , , , , , , , , , , ,

segunda-feira, agosto 13, 2007

URGENTE - cadelinha com 5/6 anos precisa de um novo lar

Esta cadelinha precisa de uma casinha nova.

Ela tem 5 ou 6 anos, é muito brincalhona e divertida. Tem as vacinas todos em dia e está desparasitada.

O motivo é simples. Os netos da dona sao alérgicos e já tiveram alguns problemas de saúde devido à presenca da cadelinha.

Ela é bem pequeninha e está habituada a apartamentos. Se puderes ajudar, liga para Dolores 91 974 8969 ou para 914296144 (Maria da Glóris)

Etiquetas: , , , , , ,

Conguito e Cenoura - 2 gatinhos com 2 meses de idade



O Conguito é um gatinho preto com dois meses, hiper meigo, que foi encontrado na rua a miar desesperadamente. Foi levado para uma clínica veterinária, onde não poderá ficar muito mais tempo. Tem uma lesão num olho que provavelmente não tem cura mas fora isso é totalmente saudável, além de ser um verdadeiro poço de ternura. Assim que avista uma pessoa começa a ronronar alto e a amassar com as patinhas, adora festas e colo.


O seu companheiro de jaula é o Cenoura, um gatinho ruivo lindo de morrer, também com cerca de 2 meses de idade. O Cenoura é bastante mais tímido do que o seu amigo, precisa ainda de algum tempo para aprender a confiar nas pessoas, mas adora o seu amiguinho Conguito, com quem dorme enrolado todas as noites e brinca desenfreadamente.

Resolvi divulgar ambos em conjunto, porque o que ficar sozinho na jaula se só um deles for adoptado ficará certamente muito triste... Estes dois gatinhos são uma boa dupla: o que um tem em meiguice o outro tem em beleza! Haverá por aí alguém disposto a adoptar estes amiguinhos? Gostaria muito de os entregar em conjunto, mas não é condição indispensável à adopção.

Estão ambos desparasitados interna e externamente.

Contactos: 91 764 89 66, mariapteixeira@gmail.com

Etiquetas: , , , , , , ,

Pianista Felino!

quinta-feira, agosto 02, 2007

Dois cachorros para adopção

Caros Amigos,

Estes 2 bebés foram resgatados de um acampamento, onde estavam em condições péssimas. O cachorro vinha muito doente, com parvovirose e está internado desde sexta-feira. Felizmente, e quando já tinha perdido as esperanças, o miúdo, um verdadeiro lutador, arribou e já está fora de perigo.
Devem ter à volta de 4 meses e são muito parecidos com teckels, orelhas muito compridas, pata curta. Lindíssimos !
O menino vai ter alta amanhã, mas vai ter que continuar a medicação até ao fim. E este é o nosso drama, pois não temos síto onde o colocar, isolado de outros, e que lhe possam dar a medicação.

Por favor ajudem este menino e a mana, adoptando-os !

Contactos: Cristina Nogueira tel: 96 424 29 26 ou cristina-nogueira@netvisao.pt
SOS Bicharada

Etiquetas: , , , , ,

Gatinhos procuram uma família!








Estes lindos gatinhos têm cerca de mês e meio e a gatinha mãe (amarela) tem cerca de 1 ano.

Se estiver interessado na adopção destes lindos felinos, contactar:

Paulo Santos - 934703277 / 967417565

Muito obrigada pela atenção,
Angela Quaresma

Etiquetas: , , , , ,