quarta-feira, outubro 11, 2006

Bebés de porte grande para adopção

Tenho um amigo que costuma recolher cães abandonados e, de vez em quando, aparecem lá em casa dele com cães, este foi o ultimo caso. Se quiserem ficar com algum informem que eu trato de entrar em contacto com ele.

João escreveu "Meus caros amigos, trago-vos um assunto que - para mim - é muito sério. Mas mesmo muito.

Hoje um FDP (sem outro nome) veio à porta de minha casa despejar uma ninhada de 8 cachorros, dentro de 4 minúsculas caixas, e zarpou, tudo em menos de um minuto.

Graças à videovigilância, consegui identificar o bastardo, mas obviamente não os vou devolver à procedência, quer porque ele os abandona imediatamente a seguir noutro sítio, quer porque mesmo na mão dele iriam ser maltratados toda a vida. E por muitos outros motivos óbvios, tão óbvios que até me ficava mal estar aqui a enumerá-los.

Uma associação de beneficiência animal bracarense ofereceu-se para os levar à *PetFil*, uma exposição de animais de companhia da FIL, este fim-de-semana (7/8 de Outubro). Contudo, como é natural, confio melhor em vós para deles cuidarem.

O que eu vos peço é se algum de vós pode ficar com um, mas não me podem levar a mal de colocar as seguintes exigências:
- os animais têm de ter espaço, sempre, pois ficarão do tamanho +/- de dálmatas, ou labradores;
- os animais não poderão nunca viver com correntes, nem em minúsculas boxes, terão de viver libertos;
- sempre que o animal se torne um estorvo, ou não tenham mais condições para os ter, que eu seja o primeiro a saber, e por favor devolvam-mos;
- não os usarão para fins de caça, guarda ou ataque;
- são cachorros dóceis, do mais doce que eu tenho visto (e alguns de vós sabeis que eu tenho muito cão abandonado, agora recolhido), são unicamente cães de companhia - e que companhia!;
- periodicamente, eu quero ter notícias dos cachorros, fotos, e se possível, visitá-los para matar saudades deles;
- entregá-los-ei pessoalmente (se possível geograficamente) para verificar as condições em que viverão;
- exigência mais óbvia: serão para serem tratados com muito amor, pois são (como referi) apenas animais de companhia, e são extremamente doces, sóprecisam é de amor...

São 7 cadelas e um cão, mas quanto às cadelas acertar-se-á um programa de> >esterilização com custos reduzidíssimos. Para evitar que por cada uma das 7 cadelas se repita o panorama criado pela mãe destes cachorros, ou seja, enormes ninhadas duas vezes por ano, mais cães abandonados.

Estão todos vacinados e desparasitados - que mais podem pedir?
Quaisquer dúvidas coloquem, e desculpem a extensão do texto, mas quero ser claro, sem enganar ninguém.

Carla Nogueira
casunog@hotmail.com